quarta-feira, 19 de novembro de 2008

5 Minutos anuncia os premiados

ÚLTIMO DIA
15.11, sábado

Uma verdadeira celebração ao audiovisual: assim foi o último dia do 5 Minutos. Mostras, oficinas e um encontro que discutiu os rumos da difusão audiovisual na Bahia marcaram a programação do dia 15.

Fechando com chave de ouro mais uma edição do Festival, a cerimônia de premiação, que lotou a Sala Walter da Silveira para o anúncio dos vencedores. Ao final, público, imprensa, produção, premiados e jurados assistiram a uma apresentação multimídia da Orquestra de VJ´s — que conferiu um colorido especial à fachada do prédio da Biblioteca Pública.

Vida longa ao Festival. Em 2009, esperamos fazer uma festa ainda maior. Obrigado a todos!

Premiações:
· 1º lugar – Prêmio Walter da Silveira: VOLTAGE, de William Paiva e Filipe Lyra (Olinda/PE) - Pela experimentação narrativa e estética vinculada ao virtuosimo técnico da animação, sustentadas pelo design original dos personagens, do tratamento cromático e do gestual e timing dramático e emocional dos movimentos.

· 2º lugar – Prêmio Alexandre Robatto: O SAL TUPINAMBÁ, de Sebastian Gerlic (Maceió/AL) – Pela simplicidade de elementos aliada à opção do diretor pela forte auto-representação do personagem.

· 3º lugar – Prêmio Roberto Pires: WALTERVILLE, de Alexandre X (Salvador/Ba) – Pela liberdade na abordagem e resignificacão de pensamentos e imagens cinematográficas.

· Prêmio jovem realizador – Prêmio Vito Diniz: BOA NOITE, FÁTIMA, de Caio Rubens e Reinofy Duarte (Salvador/Ba), pela ousadia de linguagem e precisão na narrativa.

· Prêmio do Júri popular – Prêmio Luiz Orlando: RETRATO, de Ernesto Molinero e Paula Gomes (Salvador/Ba).

Menções honrosas:
· A FAMÍLIA PALHAÇO, de Mauricio Saldanha (Porto Alegre/RS) – pela alegria das imagens e pela singeleza da mensagem.

· EMILIA ESCREVE UM DIÁRIO, de Tata Amaral (São Paulo/SP) – pela graça da personagem e pela construção da narrativa.

Prêmios especiais:

· PRÊMIO ABCV – WALTERVILLE, de Alexandre X (Salvador/BA)

· PRÊMIO PORTA-CURTAS – IDÉIAS DO POVO, de Adriana de Andrade (Brasília/DF)


Após o anúncio dos vencedores, público conferiu a Orquestra de VJ´S na escadaria da Biblioteca
Cinco VJ´S criaram um painel imagético no paredão de entrada da Biblioteca ao som do DJ Nazca
Sala cheia para a cerimônia de premiação do 5 Minutos


Repetindo o que aconteceu durante toda a semana, público compareceu em peso à Sala Walter da Silveira no último dia de festival
Carrinho de pipoca alternativo
O programa de sábado à noite foi assistir a sessão com os filmes premiados do 5 Minutos

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Tatiana Carvalho (Coordenadora Geral do Festival), Sofia Federico (diretora da Dimas) e Diogo Lopes (mestre de cerimônias)
Os instantes anteriores à cerimônia de premiação do XII Festival Nacional de Vídeo Imagem em 5 Minutos
Equipe da Oi Kabum! responsável pela realização do making off do festival
O produto final da equipe, que revelou os bastidores do evento, foi exibido antes do anúncio dos vencedores
Lula Oliveira, presidente da ABCV (Associação Baiana de Cinema e Vídeo), entrega um prêmio especial em nome da Associação
Alexandre X recebe o prêmio da ABCV pelo filme Walterville
O mestre de cerimônias Diogo Lopes (à esquerda) e o ombudsman do festival Francisco César Filho
Caio Rubens é parabenizado pela conquista do Prêmio Vito Diniz, de melhor vídeo de Jovem Realizador
Francisco César Filho lê as justificativas dadas pelo júri usadas como critério para premiar o vídeo de Caio Rubens
Boa Noite, Fátima foi o vídeo premiado de Caio Rubens
Rodrigo Minelli Figueira, ministrante da Oficina de Microcinema, fala sobre a experiência de participar do 5 Minutos e apresenta o produto audiovisual desenvolvido pelos participantes da oficina
Ghustavo Távora, membro da Comissão de Premiação, e o mestre de cerimônias Diogo Lopes
Sandra Rosa (à esquerda), jurada do festival, entrega o Prêmio Luiz Orlando (vídeo mais votado pelo Júri Popular) a Mel Meireles (maquiadora e assistente de arte), representando o vídeo "Retrato".
Mel Meireles (maquiadora e assistente de arte) agradece ao público pelo Pêmio Luiz Orlando (Júri Popular), em nome de Paula Gomes e Ernesto Molinero, autores do vídeo Retrato. Os diretores se encontram em viagem para a produção de um longa-metragem.
Ghustavo Távora anuncia o vencedor do Prêmio Roberto Pires (terceiro lugar)
Alexandre X leva também o troféu de terceiro lugar (Prêmio Roberto Pires) com o filme Walterville
Sofia Federico, diretora da Dimas, revela o filme que recebeu o Prêmio Alexandre Robatto (segundo lugar) : O Sal Tupinambá, de Sebastián Gerlic
O diretor do Irdeb Pola Ribeiro diz quem levou o primeiro lugar (Prêmio Walter da Silveira) : os realizadores Willian Paiva e Filippe Lyra, com a obra Voltage
Resultado da "Oficina Paralela" de Caixinhas. Na obra em destaque, alguns funcionários da Dimas segundo a ótica de Luís Piton (assistência de produção), Armando Lídio (receptivo) e Denivaldo Neto (segurança)
Encontro da Difusão Audiovisual da Bahia no auditório da Biblioteca Pública

sábado, 15 de novembro de 2008

Último dia da mostra competitiva

QUARTO DIA
14.11, sexta-feira

Como diz a sabedoria popular, o que é bom dura pouco — ou pelo menos provoca essa sensação. E assim, em alta velocidade, chegamos ao último dia de Mostra Competitiva e de exibição dos filmes que integram o Panorama Nacional. A sexta-feira teve como destaques, também, o Encontro com o Júri — no qual o público pôde conhecer um pouco melhor os integrantes da Comissão Julgadora do Festival — e o início da Oficina de Microcinema, que vai até amanhã.
Público confere o último dia de Mostra Competitiva do 5 Minutos
Paredão da Biblioteca Pública
As monitoras da Oi Kabum! Aline Sena (à esquerda) e Quézia Barros
Wilson Militão e Tuninho Borges calibrando as lentes.
O Encontro com o Júri, na Sala Alexandre Robatto, foi uma oportunidade para o público conhecer aqueles que serão responsáveis pela premiação do 5 Minutos.

Em destaque Fabíola Aquino, Coordenadora das Oficinas do Festival.
Durante o Encontro com o Júri, os membros da Comissão Julgadora do festival falaram sobre suas experiências e áreas de atuação.
Oficina de Microcinema
Rodrigo Minelli Figueira, ministrante da Oficina de Microcinema, é professor adjunto da UFMG e tem experiência na área de comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: vídeo, videoarte, mídias móveis, arte eletrônica e novas tecnologias.
A Comissão de Premiação: Sandra Rosa Farias, Ghustavo Távora, Ana Bárbara Silva, Marcelo Fabri (Marão) e Beth Formaggini
"Caixinhas 5 Minutos": libertando as idéias!
Da esquerda para a direita: Walter Freire (cinegrafia), Roberto Santos (motoboy), Denivaldo Neto (segurança), Edivando Santana (projeção) e Laerte Silva (projeção)
Luiz Wendhausen apresenta ao público alguns dos sergredos da sétima arte.
Um pouco da história do cinema direto para a tela do celular
Garotada se diverte na lanrrauzze
Lanrrauzze no penúltimo dia do 5 Minutos
Pesquisa de opinião - ferramenta para tornar o 5 Minutos cada vez melhor

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Games, animação e muitos vídeos

TERCEIRO DIA
13.11, quinta-feira

O tempo voa. Mal começou o Festival e já chegamos ao penúltimo dia de programação. Como destaque — além da exibição do terceiro programa da Mostra Competitiva, mais uma vez com casa cheia — o encontro sobre Games e novas mídias e a última parte da Mostra MUMIA de animação, ambos na Sala Alexandre Robatto. No encontro, o público pôde discutir sobre as novidades no setor de desenvolvimento de jogos eletrônicos, um segmentos em franca expansão.

O mestre de cerimônias Diogo Lopes dá início ao terceiro dia da Mostra Competitiva
Platéia da Mostra Competitiva. Na primeira fileira, Rodrigo Minelli Figueira (de azul), ministrante da Oficina de Microcinema, ao lado de Francisco César Filho, ombudsman do 5 Minutos. Logo atrás, o júri do festival: Sandra Rosa, Ana Bárbara Ramos, Marcelo Marão, Beth Formaggini e Ghustavo Távora