quarta-feira, 19 de novembro de 2008

5 Minutos anuncia os premiados

ÚLTIMO DIA
15.11, sábado

Uma verdadeira celebração ao audiovisual: assim foi o último dia do 5 Minutos. Mostras, oficinas e um encontro que discutiu os rumos da difusão audiovisual na Bahia marcaram a programação do dia 15.

Fechando com chave de ouro mais uma edição do Festival, a cerimônia de premiação, que lotou a Sala Walter da Silveira para o anúncio dos vencedores. Ao final, público, imprensa, produção, premiados e jurados assistiram a uma apresentação multimídia da Orquestra de VJ´s — que conferiu um colorido especial à fachada do prédio da Biblioteca Pública.

Vida longa ao Festival. Em 2009, esperamos fazer uma festa ainda maior. Obrigado a todos!

Premiações:
· 1º lugar – Prêmio Walter da Silveira: VOLTAGE, de William Paiva e Filipe Lyra (Olinda/PE) - Pela experimentação narrativa e estética vinculada ao virtuosimo técnico da animação, sustentadas pelo design original dos personagens, do tratamento cromático e do gestual e timing dramático e emocional dos movimentos.

· 2º lugar – Prêmio Alexandre Robatto: O SAL TUPINAMBÁ, de Sebastian Gerlic (Maceió/AL) – Pela simplicidade de elementos aliada à opção do diretor pela forte auto-representação do personagem.

· 3º lugar – Prêmio Roberto Pires: WALTERVILLE, de Alexandre X (Salvador/Ba) – Pela liberdade na abordagem e resignificacão de pensamentos e imagens cinematográficas.

· Prêmio jovem realizador – Prêmio Vito Diniz: BOA NOITE, FÁTIMA, de Caio Rubens e Reinofy Duarte (Salvador/Ba), pela ousadia de linguagem e precisão na narrativa.

· Prêmio do Júri popular – Prêmio Luiz Orlando: RETRATO, de Ernesto Molinero e Paula Gomes (Salvador/Ba).

Menções honrosas:
· A FAMÍLIA PALHAÇO, de Mauricio Saldanha (Porto Alegre/RS) – pela alegria das imagens e pela singeleza da mensagem.

· EMILIA ESCREVE UM DIÁRIO, de Tata Amaral (São Paulo/SP) – pela graça da personagem e pela construção da narrativa.

Prêmios especiais:

· PRÊMIO ABCV – WALTERVILLE, de Alexandre X (Salvador/BA)

· PRÊMIO PORTA-CURTAS – IDÉIAS DO POVO, de Adriana de Andrade (Brasília/DF)


Nenhum comentário: